3.3.10

Construção civil do DF na era ambiental

O volume de resíduos gerados pela construção civil já supera o de lixo doméstico em algumas capitais brasileiras. Em Salvador (BA), a quantidade de entulho recolhida em obras e reformas quase chega a 60% do total de lixo da cidade. Em Goiânia (GO) e em Porto Alegre (RS), esse índice fica em 55%. Aqui no Distrito Federal cerca de 50% dos resíduos sólidos são provenientes da construção civil, de acordo com pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB).

A universidade tem um Projeto de Gerenciamento de Resíduos em Canteiros de Obras, comandado pela professora de arquitetura Raquel Blumechan. O projeto tem o objetivo de trabalhar junto com as construtoras para o treinamento dos profissionais a fim de construírem de uma maneira consciente, evitando o desperdício dos materiais.

“O programa pretende preparar as construtoras para este processo de reaproveitamento. Já treinamos mais de dois mil colaboradores, ensinando como fazer a separação desses resíduos. Várias construtoras do DF e do Estado de Goiás participam do projeto”, afirma Blumechan. De acordo com a professora, a criação de áreas exclusivas para a destinação dos resíduos ajudará a fortalecer a economia de matéria-prima e a diminuir o impacto ambiental.

Fonte: Jornal da Comunidade / Coletivo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...