5.3.10

Caesb produzirá biodiesel com óleo de fritura

A Caesb é responsável por uma iniciativa pioneira no Distrito Federal: a produção de biodiesel a partir do óleo de cozinha usado. A iniciativa surgiu da experiência da Companhia com o Projeto Biguá, que usa a matéria-prima na fabricação de sabão. O reaproveitamento do óleo de cozinha coletado em unidades residenciais e comerciais irá reduzir o componente oleoso no esgoto local e, consequentemente, a poluição dos corpos hídricos do Distrito Federal. Além disso, a redução do descarte de óleo diretamente na rede de esgotos promoverá efeitos positivos sobre os custos de tratamento.

A meta do projeto é que até agosto a usina de produção de biodiesel esteja implantada. O combustível produzido deve abastecer parte da frota da Caesb composta por 600 veículos, sendo 200 deles máquinas pesadas, caminhões, vans e ônibus que utilizam óleo diesel. Atualmente, são consumidos dois mil litros de combustível (diesel) por dia, que custam R$ 120 mil por mês.

Estima-se que no Distrito Federal sejam usados cerca de 24 milhões de litros de óleo por ano. Admitindo-se que nos processos de fritura haja uma perda de 50%, o volume final descartável será de 12 milhões de litros por ano, que representa uma poluição potencial de 240 trilhões de litros de água, ou seja, um volume igual ao de 428 lagos Paranoá.

O projeto de coleta do óleo está em etapa piloto, recebendo, por enquanto, a contribuição dos principais restaurantes da cidade vinculados ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar). Porém, a pretensão da companhia é que com o apoio de parceiros como a Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes do Brasil, do Clube dos Dirigentes Lojistas, do Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Média Empresa, da Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, do SLU, Instituto Brasília Ambiental e de organizações do terceiro setor toda a população do Distrito Federal esteja mobilizada para a doação do óleo.

Com o intuito de sustentar tecnologicamente o Projeto Biguá - Biodiesel, a Caesb firmou parceria com a Embrapa – Agroenergia, a Emater-DF e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB. A parceria conta com recursos do financiamento não-reembolsável da Financiadora de Estudos e Projetos no valor de R$ 2,5 milhões de reais. Esse valor será usado para a construção da usina de produção de biodiesel, cuja capacidade de produção deve chegar a cinco mil litros de biodiesel por dia.

Fonte: Caesb / Agência Brasília

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...