30.10.09

5° Concurso Meliá Arte Brasília Ambiental

Projeto estimula alunos de escolas públicas de Sobradinho, Recanto das Emas e Brazlândia a discutirem a questão ambiental por meio da arte

Entra em sua etapa final o 5° Concurso Meliá Arte Brasília Ambiental. O projeto realizado pelo Hotel Meliá Brasil 21, em parceira com a Fundação Athos Bulcão e o Instituto Brasília Ambiental (por meio de sua Diretoria de Educação Ambiental), vai premiar os melhores trabalhos realizados por alunos de quatro escolas públicas do DF utilizando apenas material reciclado e alternativo. O objetivo do concurso é incentivar a produção artística e despertar a consciência ecológica dos estudantes. No próximo dia 14 de novembro (sábado), a partir das 10h da manhã, as 16 melhores obras serão expostas no lobby do Hotel Meliá e seus autores ganharão como prêmio a diária do fim de semana no mesmo hotel, com direito a acompanhante. O professor responsável pela orientação do trabalho em cada escola também será contemplado com uma diária e a escola que tiver mais alunos premiados receberá um aparelho de data show.

Estão concorrendo estudantes de duas escolas classes de Brazlândia (Incra 09 e Chapadinha, ambas na Zona Rural); uma de Sobradinho (Escola Classe 11); e, outra do Recanto das Emas (Centro de Ensino Fundamental 802). Ao todo, foram confeccionadas, aproximadamente, 300 peças a partir de pedaços de pano, partes de brinquedo, sobras de bijuteria, latas, papelões, arames, garrafas pet, sementes, etc. Ao ser reciclado, esse material se transformou em totens, desenhos, esculturas, instalações, telas, quadros, e tudo mais que a criatividade dos estudantes permitiu. Esta é a primeira edição do concurso em que escolas classes de fora do Plano Piloto participam.

Durante o processo, os alunos receberam orientação do educador de sua escola, além de auxílio de servidores da Diretoria de Educação Ambiental do Ibram, especializados em pintura, telas, material reciclável, artes visuais e teatrais. As peças prontas foram expostas nas escolas para apreciação da comunidade docente e discente e, sobretudo, da comissão julgadora. A secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, Valéria Cabral; o ator Chico Sant'Anna; o chefe de recepção do Hotel Meliá Brasil 21, Vinícius Correa; e a guest relation do Hotel, Danielle Molina, percorreram as cidades para avaliar os trabalhos considerando criatividade, originalidade, habilidade na utilização dos materiais, relações de equilíbrio, harmonia e cor.

Até o dia 11 de novembro, serão conhecidos os nomes dos 16 vencedores.

Universo da hotelaria

No dia 14 de novembro, os 16 estudantes autores dos melhores trabalhos, além dos quatro educadores, virão à Brasília para passar o fim de semana no Hotel Meliá Brasil 21 e prestigiar a exposição de suas obras no lobby do hotel. Para muitas crianças este será o primeiro contato com o Plano Piloto, mesmo morando a alguns quilômetros da cidade.

Mas o prêmio do 5° Concurso Meliá Arte Brasília Ambiental não para por aí. Além de se hospedarem em uma das maiores redes hoteleiras do País, os alunos terão a oportunidade de explorar, ao longo dos dois dias, as dependências que formam o Complexo Brasil 21. A intenção é apresentar a elas mais uma possibilidade de profissão, como explica a supervisora de qualidade do Hotel Meliá Brasília, Mônica Valle: “O nosso objetivo é associar a parte cultural com a ambiental e proporcionar que esses estudantes de escolas públicas vivenciem o universo da hotelaria e possam, talvez, até se identificar com o ambiente de trabalho como profissão”.

Curiosidade

Na Escola Classe 11, de Sobradinho, a mobilização de alunos e professores em torno do 5° Concurso Meliá Arte Brasília Ambiental se desdobrou em projeto próprio, com curador e exposição em galeria da cidade. A partir da provocação do concurso, de criar arte a partir do que seria jogado no lixo, surgiu o Projeto Abracadabra, cuja intenção é revitalizar o ensino das artes plásticas na escola, desafiando as crianças a realizarem atividades artísticas que tenham ligação com a responsabilidade ambiental, a pluralidade cultural e com a arte conceitual e suas linguagens.

O resultado do 'desafio' resultou na mostra “Os Guardiões da Natureza”, em exposição na Galeria de Arte Vincent Van Gogh, de Sobradinho, até o próximo dia 31 de outubro. A mostra tem curadoria do artista plástico Toninho de Souza e apresenta como os alunos conseguiram transformar sucata em arte, utilizando para isso, técnicas artísticas como pintura, escultura, objeto, mosaico, xilogravura, fotografia, instalação e videoarte.

Serviço

5° Concurso Meliá Arte Brasília Ambiental
Premiação
Data:
14 de novembro de 2009
Horário: 10h
Local: Hotel Meliá Brasil 21, Setor Hoteleiro Sul (SHS), quadra 6, loja A, bloco D

Exposição das 16 melhores obras
Data:
14 e 15 de novembro de 2009
Horário: das 10h de sábado, às 12h de domingo
Local: Hotel Meliá Brasil 21, Setor Hoteleiro Sul (SHS), quadra 6, loja A, bloco D

Informações: Melissa Luz (61) 9202-2144

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...