10.9.09

Ministro do Meio Ambiente lança o PP-Cerrado

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta quinta-feira o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PP-Cerrado), um programa semelhante ao que vem sendo implementado na Amazônia. O ritmo de destruição deste bioma é o dobro do quem ocorrendo na Amazônia. No plano serão investidos R$ 400 milhões até 2011.

Enquanto a faixa anual de desmatamento na Amazônia é de 10 mil quilômetros quadrados por ano, no Cerrado é de 20 mil quilômetros quadrados. Anualmente, o Cerrado vem perdendo 1% de sua cobertura vegetal. Minc anunciou que, a partir de agora, haverá um monitoramento constante desta destruição.

Em parceira com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) será criado o Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) do Cerrado. O ministério também listou os 60 municípios que mais desmatam. Haverá ações específicas para eles, a exemplo do que já acontece nas cidades amazônicas que concentram a destruição da floresta.

Outro foco de atenção será a ampliação de unidades de conservação. Atualmente, apenas 7,5% do Cerrado estão protegidos. Minc informou que pretende incluir até o final de 2010 10% do bioma em unidades de conservação.

O ministro também ressaltou que o desmatamento vem comprometendo as principais bacias hidrográficas do país. Além disso, segundo Minc, o desmatamento do Cerrado já gera a mesma quantidade de emissões de gás carbônico que o desmatamento da Amazônia.

Os quatro primeiros municípios no ranking do desmatamento no Cerrado estão na Bahia, os campeões são: Formoso do Rio Preto, São Desidério, Jaborandi e Correntina. As 60 cidades que mais desmatam concentram 33% do desmatamento do bioma.

O ministro ressaltou a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna patrimônios nacionais o Cerrado e a Caatinga.

- Já faz 14 anos que essa PEC está tramitando. É importantíssimo que estendamos o monitoramento do desmatamento também a outros biomas, como a Caatinga, o Pantanal e o Pampa - destacou.

Segundo ele, será possível apresentar metas concretas visando à redução do desmatamento de todos os biomas a partir de junho de 2010.

Fonte: O Globo / Agência Brasil

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...