20.8.09

Licitação do novo Aterro Sanitário do DF

O Diário Oficial do Distrito Federal publicou nesta quinta-feira (20/8) o anúncio da concorrência pública para os serviços de implantação e operação do novo aterro sanitário de Brasília. O valor total é de R$ 300 milhões para um período de 15 anos – tempo previsto para a utilização do aterro. A abertura dos envelopes ocorrerá no dia 25 de setembro, às 9h30, na sala de reuniões da Adasa. O vencedor terá dois anos para realizar todos os investimentos necessários para a construção das infraestruturas do empreendimento.

O aterro sanitário será implantado na região administrativa de Samambaia, entre o córrego Melchior e a Rodovia DF-180, próxima à estação de tratamento de esgotos Melchior. A nova unidade vai substituir o lixão do Jockey Clube, próximo à Estrutural, cuja área, degradada, será totalmente recuperada.


Poderão participar da licitação todas as empresas que comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos pelo edital. O tipo de licitação é o de menor tarifa pela prestação do serviço por tonelada de lixo entregue para tratamento e destino final. A empresa receberá outorga de concessão fornecida pela Adasa, em caráter de exclusividade.

Tecnologia a serviço do ambiente

Este será o primeiro aterro sanitário do DF construído e operado com a mais moderna tecnologia disponível no mercado. Além de abrigar todos os resíduos orgânicos produzidos na Capital Federal, o projeto prevê o aproveitamento do biogás produzido.

O aterro adotará técnicas ambientalmente corretas, com a compactação de todo o lixo orgânico antes do soterramento, e haverá o tratamento do chorume antes de seu lançamento no corpo hídrico com a qualidade requerida pelas normas vigentes.

A implantação do novo aterro é um compromisso do Programa Brasília Sustentável, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Meio Ambiente (Seduma), no contrato com o Banco Mundial (Bird) para regularização fundiária definitiva da Vila Estrutural.

Fonte: Adasa / Seduma

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...