1.8.09

Balões de festas infantis são reciclados em Brasília

Os balões que a criançada adora estourar no final da festa, normalmente vai para o lixo e polui o meio ambiente. Agora o final da brincadeira mudou. Veja o que é possível fazer com eles.

Nas festas de antigamente as crianças cuidavam dos balões. "Era muito engraçado. Era uma briga pra levar balão pra casa, né? Ninguém estourava, acho que durava, assim, uns três a quatro dias, uma semana...", diz Viviane Viana, administradora de empresas.

Hoje é diferente. A diversão é "espocar". No fim da festa, o destino dos balões estourados é o lixo. Um desperdício porque cada um deles tem 95% de borracha pura.

A novidade é que no Laboratório de Produtos Florestais - LPF do IBAMA, em Brasília, os pesquisadores estão reciclando os balões. Assim, nem parece, mas eles podem virar pisos, tapetes e até solados de sapatos.

O processo é simples e barato. Os balões são amassados por uma máquina e formam uma manta grossa.

“São passadas várias vezes para formar uma manta, depois é adicionada a serragem da madeira”, explica Maria Eliete de Sousa, pesquisadora.

A serragem é outro ingrediente reciclado. Quando tudo está misturado, entram os produtos químicos que dão resistência à manta.

Em pouco tempo, a primeira etapa do processo está concluída. A peça é cortada e aquecida a 145 graus celsius, durante 15 minutos.

“Fica uma placa muito bonita, uma placa de balão, com pigmento próprio...”, mostra Pedro Paulo Penzuti, pesquisador.

É essa placa que pode ser usada pela indústria. “Ela não rompe em hipótese alguma”, afirma ele.

Em outro equipamento o teste final. Ele simula o desgaste da sola de um sapato. “Resistiu, como pode ver, a peça ficou com um pedaço dela ainda sem ser desgastado. Tá provado”, diz o pesquisador.

E o mais interessante é que com as cores dos balões dá pra fazer placas diferentes, matéria-prima para a criatividade da indústria.

Assista ao vídeo da reportagem clique aqui

Fonte: Jornal Hoje - Globo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...