20.5.09

Convênio entre Secretaria e MP contribui para preservação das áreas rurais do DF

Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura do DF e o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) está contribuindo para a reabilitação ambiental dos lotes rurais. As multas aplicadas na área rural estão sendo revertidas para o Programa de Reabilitação Ambiental, desenvolvido pela Subsecretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Com isso, é possível promover a reabilitação ambiental desses lotes, por meio da vegetação de áreas de preservação permanente (margens de córregos e rios), proteção de nascentes, além do apoio a implantação de áreas de reserva legal.

Nessa segunda-feira (19/5), a representante da Central de Medidas Alternativas (CEMA) do Ministério Público, Margareth Alves visitou a produção de mudas das espécies nativas destinadas ao programa. Os recursos gerados pelas multas vem sendo aplicados na construção de um viveiro telado de 1.500 m², suficientes para armazenar 60 mil mudas e plantar 50 hectares de área degradada.

De acordo com Alba Evangelista, chefe do Núcleo de Proteção e Reabilitação Ambiental da SEAPA-DF e coordenadora do programa a parceria é importante para preservar a qualidade da água no DF. “Os recursos recebidos têm sido direcionados para a ampliação da infra-estrutura de produção de mudas. Com isso, permite que as áreas rurais do DF possam ser reflorestadas, garantindo a proteção dos recursos hídricos, cada vez mais escassos na capital.”

Na última estação chuvosa foram plantadas áreas de preservação permanente em 13 lotes do Núcleo Hortícola Suburbano Vargem Bonita e na Colônia Agrícola Cariru. A meta de plantio para a próxima estação chuvosa é de 50 hectares, dando-se prioridade paras as áreas ambientalmente mais vulneráveis e aos lotes de produtores familiares.

Fonte: SEAPA-EMATER-DF / Jornal de Brasília / Agência Brasília

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...