Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura do DF e o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) está contribuindo para a reabilitação ambiental dos lotes rurais. As multas aplicadas na área rural estão sendo revertidas para o Programa de Reabilitação Ambiental, desenvolvido pela Subsecretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.
Com isso, é possível promover a reabilitação ambiental desses lotes, por meio da vegetação de áreas de preservação permanente (margens de córregos e rios), proteção de nascentes, além do apoio a implantação de áreas de reserva legal.
Nessa segunda-feira (19/5), a representante da Central de Medidas Alternativas (CEMA) do Ministério Público, Margareth Alves visitou a produção de mudas das espécies nativas destinadas ao programa. Os recursos gerados pelas multas vem sendo aplicados na construção de um viveiro telado de
De acordo com Alba Evangelista, chefe do Núcleo de Proteção e Reabilitação Ambiental da SEAPA-DF e coordenadora do programa a parceria é importante para preservar a qualidade da água no DF. “Os recursos recebidos têm sido direcionados para a ampliação da infra-estrutura de produção de mudas. Com isso, permite que as áreas rurais do DF possam ser reflorestadas, garantindo a proteção dos recursos hídricos, cada vez mais escassos na capital.”
Na última estação chuvosa foram plantadas áreas de preservação permanente em 13 lotes do Núcleo Hortícola Suburbano Vargem Bonita e na Colônia Agrícola Cariru. A meta de plantio para a próxima estação chuvosa é de
Fonte: SEAPA-EMATER-DF / Jornal de Brasília / Agência Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário