22.4.09

DF monitora todas as águas que cruzam seu território

O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a deter o controle qualitativo e quantitativo das águas que cruzam seu território, com a entrada em operação da rede de monitoramento hidrometeorológico, instalada em 42 pontos de seu território. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico – ADASA poderá acompanhar e monitorar todos os recursos hídricos superficiais no DF.

A rede, que já está instalada, entrará em operação esta semana, após a assinatura do contrato de operação e manutenção assinado nesta sexta-feira (17/4) com a JCTM- Comércio e Tecnologia Ltda. Essa rede é fruto do Programa de Saneamento Básico do DF, a um custo de R$ 950 mil proveniente do contrato de empréstimo celebrado entre o Governo do Distrito Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID.

Essa rede beneficia toda a sociedade, já que permitirá o conhecimento do comportamento de armazenamento da água e a capacidade de sustentação das vazões frente às variações climatológicas. Ela permitirá, ainda, que os usuários dos recursos hídricos possam adequar seus usos às disponibilidades, pois terão conhecimento imediato das condições dos rios do DF.

O sistema foi estruturado com equipamentos modernos que permitem a realização de leitura e acumulação continua das variáveis, nível de água dos rios e quantidade de chuva, além de possibilitar, com auxílio de equipamentos portáteis, a realização de medições de qualidade e de volume de água.

Os primeiros resultados do monitoramento serão conhecidos e disponibilizados no site da ADASA a partir de junho de 2009.

Fonte: ADASA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...