11.3.09

SolidWorks lança software que calcula impacto ambiental de projetos em CAD 3D

SAGE, software desenvolvido em parceria com a empresa PE International, é o único integrado a CAD que fornece visão abrangente do impacto ambiental de um projeto; novo software faz avaliações sobre gases do efeito estufa, energia, custo de ciclo de vida e impactos sociais

A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., líder mundial no fornecimento de tecnologia para CAD 3D, anuncia o lançamento do software SAGE para avaliação do impacto ambiental de peças e montagens projetados no software da empresa de CAD 3D, o SolidWorks. Desenvolvido em parceria com a empresa PE International, maior e mais antiga rede de especialistas em sustentabilidade do mundo, o SAGE é o único software integrado a CAD que fornece uma visão abrangente do impacto ambiental de um projeto. O software estará disponível em duas formas de produto no lançamento do SolidWorks 2010, que deve ocorrer no segundo semestre deste ano: uma versão “Xpress” incluída em todas as licenças do SolidWorks e uma versão “Professional”.

Segundo Rick Chin, diretor de produto e inovação em marketing da DS SolidWorks, com a avaliação fornecida pelo novo software, o impacto das decisões tomadas pelos engenheiros pode ser ampliado milhares de vezes, considerando o número de pessoas que usam seus produtos e por quanto tempo esses produtos são usados. “A integração SAGE e SolidWorks fornece informações valiosas aos projetistas e engenheiros para que eles possam tomar boas decisões e, com isso, reduzir significativamente o impacto ambiental dos produtos criados”, afirma Chin.

As versões Xpress e Professional vão exibir um painel na parte inferior da interface do usuário do SolidWorks para fornecer informações prospectivas do projeto em termos de "pegada de carbono", impacto no ar, impacto na água e energia consumida na fabricação. A versão Professional vai calcular o impacto do produto projetado ao longo do seu ciclo de vida ambiental, além de incluir informações sobre o consumo de energia durante toda a fase de uso.

O SAGE se baseia no software GaBi da PE International, uma das ferramentas mais abrangentes do mundo para quantificar o desempenho ambiental de materiais, processos, produtos e infra-estrutura, com mais de 100.000 cenários de impacto. “O software avalia a sustentabilidade sob um grande número de perspectivas, incluindo gases do efeito estufa, energia, impactos com maior influência ambiental, custo de ciclo de vida e impactos sociais”, explica Chin.

A análise fornecida pelo SAGE considera, por exemplo, onde o produto será fabricado e usado. Isso determina fatores ambientais como: onde e como as matérias-primas são extraídas, impactos do transporte, produção de energia (carvão, nuclear, hidrelétrica, etc.) e consumo de energia. Essa visão abrangente aumenta a confiança dos engenheiros para que em suas decisões não ocorram impactos negativos ocultos e não deixem de perceber os impactos positivos.

No Brasil, a DS SolidWorks atua desde 1998 e conta com 14 revendas. Entre seus mais de 4.000 clientes regionais, destacam-se: Dedini, Fabrimar, Gerdau, Amanco, Romi, Bosch, Jumil Máquinas Agrícolas, Marcopolo, Petrobras, INPE, NUCLEP e WEG. A sede da companhia para a América Latina está localizada em São Paulo.

Para obter mais informações clique aqui

Fonte: Segs - Portal Nacional

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...