4.1.09

IMC: Investimentos Mínimos para Unidades de Conservação

O IMC é um dos produtos gerados pelo Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Financeira, criado pelo MMA e coordenado pela organização não-governamental The Nature Conservancy - TNC e pelo IBAMA/ICMBIO e composto pelo Departamento de Áreas Protegidas - DAP/MMA, pela Conservação Internacional do Brasil e pelo FUNBIO. O GT procurou responder a perguntas como qual o tamanho do sistema, quanto ele gasta, quanto custa e como resolver as lacunas e, para tanto, utilizou o Sistema de Projeção de Investimentos Mínimos para a Conservação - IMC como ferramenta para a projeção dos custos do SNUC.

O IMC, parte do estudo "Pilares para o Plano de Sustentabilidade Financeira do SNUC" publicado pelo DAP/MMA em dezembro de 2007, é um conjunto de planilhas de cálculo criado para estimar investimentos e despesas de custeio mínimos para a gestão de sistemas de unidades de conservação. O IMC é adaptável a realidades locais e foi baseado no módulo financeiro do MICOSYS (Minimum Conservation System), desenvolvido por Daan Vreugdenhil. O IMC baseia suas estimativas de custo a partir da quantidade mínima de pessoal de campo por unidade de conservação e um conjunto de fatores de custo calibráveis pelo usuário, e usa estes dados como base de cálculo para determinar a demanda por outros parâmetros como quantidade de postos de fiscalização, por exemplo, o que facilita consideravelmente o trabalho de se avaliar e comparar unidades de conservação completamente distintas. Esse parâmetro-chave é obtido através da área da UC, de sua categoria de manejo, dos biomas protegidos e da exposição da UC a ameaças como incêndios, desmatamento ilegal, etc.

Pode ser usado para estimar investimentos mínimos necessários para unidades de conservação, individualmente ou para um conjunto de UC, sejam elas públicas ou privadas; estimar as despesas recorrentes para UC, individualmente ou para um conjunto de UC, com base nos investimento mínimos; estimar investimentos em infra-estrutura e equipamento nas sedes dos órgãos gestores e escritórios regionais; e realizar projeções de cenários futuros.

Seu funcionamento é relativamente claro e de fácil compreensão e permite visualizar todas as fórmulas utilizadas pelo sistema para o cálculo de custos. Para sua operação são necessários apenas conhecimento básicos em planilhas de cálculo e um computador com um programa de planilhas de cálculo, que pode ser adquirido gratuitamente.

Para baixar o Sistema IMC e o manual do usuário clique aqui

Fonte: MMA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...