24.6.18

Horta Escolar Inteligente é inaugurada no Sesi São João XXIII - Gama/DF

Na manhã do último dia 15 de junho, o Sesi São João XXIII, no Gama, ganhou a Horta Escolar Inteligente. O projeto foi aprovado por meio do Edital n° 6/2017 da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), que ajuda a custear pesquisas aplicadas sobre meio ambiente, sustentabilidade e políticas públicas socioambientais. A inauguração da área para cultivo foi no último dia da programação da Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra.

A Horta Escolar Inteligente é um projeto das professoras do Sesi Taguatinga Júlia Machado e Luciana Kaminski. O objetivo é a educação ambiental, por meio da prática da construção e da manutenção de um espaço verde.

O Sesi São João XXIII funciona exclusivamente para as atividades do programa ViraVida no Distrito Federal. Agora, os alunos poderão desenvolver a produção sustentável de alimentos e adquirir habilidades úteis no mercado de trabalho, como o passo a passo para construção de uma horta, o manuseio de adubo e a escolha de mudas. Já foram plantados alface, couve, repolho, cebolinha e pimenta.

Sustentabilidade e conscientização sobre o uso dos recursos naturais serão temas que andarão lado a lado do projeto, em outras atividades do ViraVida. “A união desses conceitos está diretamente ligada à qualidade de vida e ao bem estar, além de [a horta] ser mais uma ferramenta de conhecimento e de aprendizado”, disse a superintendente do Serviço Social da Indústria do DF, Gricélia Pinheiro, na inauguração. Ela espera que a nova hora desperte vocações. “Aqueles que se identificarem com o trabalho poderão se tornar profissionais capacitados e qualificados.”

Para o desenvolvimento do projeto Horta Escolar Inteligente, serão concedidas sete bolsas no valor mensal de R$ 400 cada uma, pelo período de dez meses, a egressos do ViraVida. O valor destinado pela FAP-DF à execução da horta é de R$ 99.010,00. O restante dos recursos será para compra de alguns materiais. A escolha dos participantes foi feita pela coordenação do programa. Uma das escolhidas foi Wiana de Lima, de 22 anos, que se formou na turma de 2010 qualificada como recepcionista, mas estava desempregada havia seis meses. “O programa está me dando uma nova oportunidade e vou agarrá-la. A expectativa é que eu saia com uma nova profissão”, diz.

Os bolsistas terão aulas de educação ambiental, de sustentabilidade, de compostagem, de segurança no trabalho, de primeiros socorros e de ergonomia (postura).

Parcerias
A horta foi projetada com várias tecnologias, como um sistema de captação de água da chuva e um aparelho que mede a umidade do solo, ligado a um aplicativo para controlar a rega do local de forma remota. Os equipamentos não dependem de energia elétrica, uma vez que há placas solares.

O sistema de irrigação automática é criação dos estudantes da equipe de robótica do Sesi Gama Lego of Olympus. A ideia foi desenvolvida para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica da First Lego League (FLL), cujo tema era água. Com a ajuda de um hardware livre, um sensor envia informações sobre a necessidade de irrigar o solo. Esse projeto foi considerado o mais inovador da fase nacional do torneio, do qual participaram 83 equipes.

O Sesi Taguatinga cedeu os materiais para construção da horta, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) contribuiu com seus profissionais com habilidades específicas.

Acesse as fotos do projeto clique aqui

Fonte: Sistema Fibra

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...