11.12.10

Novo Mapeamento Geográfico do Distrito Federal

Após 18 anos desatualizado, o Distrito Federal agora conta com um novo mapa geográfico. O governador Rogério Rosso assinou ontem um decreto mudando o referencial geodésico do DF. No mesmo decreto, Rosso aprovou que todos os projetos de obras sejam elaborados sobre o Sistema Internacional de Referência para América — Sirgas 2000, sensível e preciso ao ponto de detectar surgimento de invasões, casas em áreas de risco e até deslocamento de placa tectônica. O novo mapeamento vem para substituir o documento de padronização do Sistema Cartográfico no DF (Sicade), datado de 1992.

Além de unificar as informações, o novo sistema vai adequar-se ao modelo brasileiro. Atualmente, o mapa é cartográfico, enquanto em todo o Brasil o sistema é topográfico. Isso vai permitir gerar modelos virtuais do terreno, capazes de contar quantas casas surgiram de um dia para o outro, por exemplo. A base cartográfica também servirá para auxiliar no planejamento urbano e elaborar estudos de projetos urbanísticos no DF. Com dimensões reais de áreas construídas, o GDF também terá mais precisão sobre o valor do IPTU. Assim como ocorre em todo o território nacional, haverá um período de transição de três anos, no qual órgãos públicos, privados e profissionais liberais terão que transformar coordenadas para adequação e compatibilização entre projetos.

“Esse novo mapa vai permitir um melhor planejamento e permitirá maior confiabilidade das informações. Foram utilizados os recursos mais modernos para que possamos ter um desenho claro da situação real do território”, disse o governador Rogério Rosso. Segundo ele, o novo sistema cartográfico é parecido com o popular “Google Earth”, via internet. “Parece, mas, na concepção, o nosso é bem mais detalhado e científico”, explicou.

A novidade deve otimizar os serviços prestados na área da segurança e da saúde. A base cartográfica dará uma nova visão de proximidade em função da localização das ambulâncias que estão circulando pelo DF, por exemplo. O sistema calcula a menor distância, o que reduz o tempo de atendimento. “Hoje, as viaturas dos bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) já vêm equipadas com equipamento de GPS, que dá ao Ciade a localização de onde está a ambulância, mas não do local do acidente”, explicou Júlio César de Azevedo Reis, chefe do Núcleo de Topografia e Cartografia da Terracap e também coordenador do projeto. 
Os estudos de criminalidade também ficarão mais precisos. A partir de agora, os policiais poderão identificar quais são os pontos específicos de prática de crime, além de poder traçar rotas mais curtas para chegar a determinado local. “A nova estrutura da cartografia vai permitir um avanço no sistema de planejamento como um todo”, garantiu o presidente da Terracap, Dalto Costa.
O novo mapa demorou cerca de seis meses para ficar pronto e conta com mais de duas mil fotografias aéreas, as chamadas aerofotocartas. O mapeamento passou por controle de qualidade no processo de elaboração dos produtos: cobertura aerofotogramétrica, aerotriangulação, apoio de campo, edição das ortofotocartas e estruturação dos dados. A ideia é que todo mundo utilize o mapa para fazer projetos, como análise de solos e construção de prédios.
 
Características

» Cobertura aerofotogramétrica realizada com câmera digital de grande formato, composto por 2.276 fotos, com resolução espacial de 25 centímetros.

» Ampliação longitudinal e lateral mais precisa.

» Foram 36 faixas de voo no sentido norte-sul.

» 80 marcos geodésicos de apoio básico foram reformulados.

» Os dados vetoriais são compostos por 17 categorias de planos de informações (uso e ocupação do solo, hidrografia, sistema viário, entre outros.)
Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...